quarta-feira, 13 de junho de 2012

Azambuja




Este Concelho, que conta com cerca de 22 000 habitantes, é liderado pelo socialista Joaquim António Ramos, que venceu as últimas eleições com maioria absoluta. Com uma população jovem a rondar os 4 000, este é um concelho constituído por nove freguesias. Destas Juntas de Freguesias, sete pertencem ao Partido Socialista e duas ao Partido Comunista Português. Neste concelho o PSD apresenta-se às urnas em coligação com o CDS-PP, PPM e o MPT reunindo apenas 17,18 % dos votos, um sinal claro que esta coligação ainda tem um longo trabalho a desenvolver ao nível autárquico.
Esta coligação tem desenvolvido um contacto pessoal com a população, com o lançamento de novas ideias e medidas a implementar neste concelho, o que tem vindo a dar os seus frutos. A limitação do mandato por parte do Presidente da Câmara Municipal, o elevado passivo, recentes medidas polémicas praticadas pelo executivo camarário e em particular pelo suposto candidato do Partido Socialista, trarão ao PSD uma oportunidade de aumentar o número de votos neste concelho.
A Azambuja é o Concelho mais interior do Distrito de Lisboa. Uma cidade considerada como pertencendo à NUT II - Lezíria do Tejo. A Lezíria do Tejo é uma sub-região estatística portuguesa, parte da Região Estatística (NUTS II) do Alentejo, incluindo também vários municípios do Distrito de Santarém. 
O envelhecimento demográfico é particularmente evidente quando se observa a Pirâmide Etária do concelho da Azambuja. Com efeito, é notório o duplo fenómeno de envelhecimento, quer na base (devido à quebra da taxa de natalidade) quer no topo da pirâmide (devido ao aumento da proporção de idosos reflexo, em parte, do aumento da esperança média de vida).
Uma outra componente relevante para a caracterização dos recursos demográficos (humanos) no concelho da Azambuja prende-se com os seus níveis de qualificação. Apesar do concelho em análise apresentar carências consideráveis neste domínio, têm ocorrido algumas transformações positivas.
Com efeito, a percentagem de população com o ensino médio e superior aumentou, contrariamente à população sem qualquer nível de ensino. Não obstante, permanece muito elevada a percentagem de população com baixos níveis de instrução (12,7% da população residente é analfabeta, percentagem semelhante à Lezíria do Tejo, mas acima da média nacional).



Sem comentários:

Enviar um comentário